UMA JORNADA DE AUTO-DESCOBERTA E DE REFLEXÃO
UM FESTIVAL DE SENSAÇÕES
A energia do Sahara…
O deserto é feito de silêncio. Não de um silêncio estéril, marcado apenas pela falta de barulho, mas de um silêncio que nasce dentro de cada um de nós: um silêncio feito de reflexão e paz. Um silêncio feito de amor.
Aqui as possibilidades são imensas… Tempo para relaxar, meditar, caminhar, dançar, cantar e tocar, num cenário de sonho: as dunas de Erg Chebbi.
Sentir a energia libertadora e única deste local e destas gentes. Aqui, o tempo não tem tempo, pois tudo tem a sua própria cadência. O segredo é relaxar e permitir-se viver a este ritmo.
A viagem ao interior do deserto é a “Viagem” ao nosso interior… a descoberta de sensações, emoções, a forma como estas se traduzem na nossa fisiologia, no nosso comportamento, na forma como comunicamos e no impacto que isso tem no outro.
Estes dias serão essencialmente de práticas, auto-descoberta e de reflexão.

RETIRO NUM CENÁRIO DE SONHO: DUNAS DE ERG CHEBBI
RITMOS DO DESERTO
BREVEMENTE
*O circuito inclui:
- Acompanhamento do Guia Sud durante toda a viagem;
- Transfers de aeroporto;
- Alojamento durante todo o programa;
- Transporte durante todo o programa;
- 7 pequenos-almoços, 4 jantares;
- Atividades e visitas descritas no programa.
*O circuito não inclui:
- Voos;
- Alimentação não especificada;
- Gratificações à equipa local;
- Seguro pessoal;
- Outras atividades e extras pessoais.
Para os portugueses, o visto para Marrocos é obtido no aeroporto, à chegada ao país. O O passaporte deverá ter validade mínima de seis meses após a data de fim da viagem.
Previligiamos a estadia em Riads, encontram-se normalmente nas medinas. São antigas casas reconstruídas, normalmente com poucos quartos. São espaços charmosos com um pequeno pátio e que pode ter um pequeno jardim no centro, alguns também dispõem de um terraço.
Os Auberges estão localizados nas pequenas vilas rurais e são construídos com o famoso “adobe” bem ao estilo dos Kasbahs. Têm uma energia familiar porque normalmente são um negócio de família.
Em Marrocos, a alimentação é rica em fruta, legumes e muitas especiarias.
O pão, base da alimentação é muito saboroso, principalmente quando quente e estaladiço. Quanto ao prato principal, tagines e couscous fazem as delícias de quem visita este país…
As deslocações nesta viagem serão feitas de jipe. O grupo, sempre que necessário, será dividido entre dois jipes de seis lugares, para além do condutor. Há tempo para paragens de descanso e observação da paisagem e algumas visitas pelo caminho.
No deserto, a viagem até ao Bivouac é em dromedário. No caso de preferires, poderás ir a pé ao longo da caravana.
Depende da altura do ano em que realizares a viagem. Marrocos tem um clima árido e quente. Nesta região de África, as temperaturas normalmente são elevadas durante todo o ano. No entanto, existem também alguns meses de Inverno e a amplitude térmica é deve ter-se em conta. Noites e madrugadas mais frescas principalmente no deserto do Sahara.